Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.jbrj.gov.br/jspui/handle/doc/62
Título: Flora vascular de uma área de campo úmido em Analândia, estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Vascular flora of moist grassland area in Analândia, state of São Paulo
Autor(es): Sousa, Naiara Lopes de
Lombardi, Julio Antonio
Palavras-chave: campos úmidos
Cerrado
estado de São Paulo
estrato herbáceo
florística
moist grassland
São Paulo state
herbaceous layer
floristic
Data do documento: 2016
Editor: Rodriguésia
Citação: Sousa, N. L. de, and J. A. Lombardi. 2016. Flora vascular de uma área de campo úmido em Analândia, estado de São Paulo. Rodriguésia 67: 539–552
Resumo: A fitofisionomia de campo úmido integra-se ao bioma Cerrado quando próximo a nascentes e cursos d’água, e em áreas com lençol freático superficial. Devido às condições edáficas particulares que restringem e selecionam as espécies, esse ambiente apresenta uma flora bastante típica. O presente estudo objetivou listar as espécies de plantas vasculares registradas em área de campo úmido situada na Fazenda Pedra Vermelha, município de Analândia, estado de São Paulo, e comparar os resultados com outros de áreas campestres alagadas no Brasil. A área amostrada possui 5ha e está situada entre as coordenadas 22º7’50”–8’1”S e 47º46’40”–53”O, a 760–770 m de altitude. Foram realizados 18 expedições mensais de coleta, registrando-se 178 espécies em 121 gêneros e 62 famílias. Asteraceae (19 espécies), Cyperaceae (15), Poaceae (14), Melastomataceae (13), Xyridaceae e Eriocaulaceae (8) mostraram-se mais diversas. Uma provável espécie nova para Cyperaceae foi diagnosticada e sete espécies encontram-se listadas como em risco de extinção. A similaridade florística entre o campo úmido amostrado e as áreas usadas para comparação apresentou-se baixa. Os resultados obtidos comprovam uma riqueza florística significativa para o campo úmido da Fazenda Pedra Vermelha.
URI: http://dspace.jbrj.gov.br/jspui/handle/doc/62
ISSN: 2175-7860
Aparece nas coleções:Artigos - Revista Rodriguesia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_Sousa, Lombardi_Rodriguésia.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.